Legolas Greenleaf (Verdefolha ou Folha verde), um elfo Sinda, filho de Thranduill rei da Floresta das Trevas, durante a Terceira Era, foi a Valfenda para representar sua raça no Conselho de Elrond, e lá juntou-se a Sociedade do Anel.
Após sairem de Valfenda e passarem pelas minas do Moria, onde Gandalf O Cinzento perecera ao lutar contra o Balrog, partiu para Lothlórien com o resto da Sociedade do Anel, onde foi presenteado com um arco longo dos Galadhrim, por Galadriel e Celeborn.
Quando a Sociedade se dividou em Amon Hen após a morte de Boromir, ele seguiu com Aragorn e Gimli para a perseguição dos Uruk-Hai que haviam sequestrado seus amigos Merry e Pippin, pelas terras de Rohan. Seguiram por Fangorn onde descobriram que Gandalf voltara a vida como um mago branco, depois lutou com Gimli, Aragorn e os cavaleiros de Rohan na batalha do Abismo de Helm. Foi com seus companheiros pelas sendas dos mortos, onde Aragorn mostrou-se ser o herdeiro de Isildur e ganhou a lealdade do Exercito dos Mortos, assim tomando os návios em Pelagir, rumando para a batalha de Pelennor. Depois da 2° Guerra do Anel Legolas e Gimli viajaram pela Terra-Média passando por Fangorn e pelas Cavernas Brilhantes.
''Gimli- Nunca pensei em lutar ao lado de um elfo
Legolas- E lado a lado com um amigo?''
Entre outras frases, como ''O dia nasceu vermelho, sangue fora derramado'' e coisas do tipo, quem não lembra da épica:
''Aragorn- Legolas, o que seus olhos de elfo vêem?
Que em inglês a frase ''they're taking the hobbits to Isengard'' é com certeza algo icônico, eu já vi camisetas estampadas com a frase e virou até mesmo um remix no YouTube, uma música muito divertida que eu já usei como toque de despertador no celular (risos).