sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Parabéns Mestre Tolkien!

Nascido em Bloemfontein, em 3 de janeiro de 1892, um premiado escritor, professor de universidade e filólogo britanico, nascido na África, Doutor em Letras e Filologia, e autor das obras O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion. Participou ativamente da Primeira Grande Guerra, onde começou a escrever sobre seu ''mundo'', complexo e cheio de vida, chamado Arda, onde ocorreram suas obras, como O Hobbit, Senhor dos Anéis e Silmarillion. A última foi considerada sua maior obra e pela qual ele tinha maior paixão, embora não seja a mais famosa. Ficou conhecido como o Pai da moderna literatura fantástica. Suas obras foram traduzidas para mais de 34 idiomas  e vendeu mais de 200 milhões de cópias. Católico convicto ele e seu amigo C.S Lewis criador de As Crônicas de Nárnia, ambos membros do grupo literário The Inklings. Certa vez, um de seus alunos que queriam ingressar em oxford deixou uma página dos documentos em branco, sem saber o porquê, Tolkien escrevera ''Em um buraco no chão vivia um hobbit'' foi a partir desse momento que ele começara a escrever O Hobbit, uma história que conta sobre uma criatura pequena e calma de pés pequenos e peludos chamado Bilbo Bolseiro, que sai em uma aventura com um mago chamado Gandalf e treze anões. Bilbo encontra um anel, que o torna invisivel. O elo entre o Senhor dos Anéis e O Hobbit, é exatamente esse, que é na verdade o Um Anel, forjado pelo senhor do escuro Sauron, então Frodo Bolseiro sobrinho de Bilbo deve destrui-lo no fogo da Montanha da Perdição.
Tolkien era apaixonado por idiomas, quando criança ele e suas primas criaram um idioma chamado animálico, com base no nome dos animais, depois criaram o Nevbosh, mais tarde ele criou o Naffarin. Tolkien tornou-se aluno de literatura clássica na Universidade de Oxford. Ele então criou os idiomas Quenya e Sindarin, assim como essas duas ele criou o Khûzdul e Valarin mas não tão elaboradas como suas duas primeiras ele também criou suas Angerthas (runas) e as Tengwar. Morreu aos 81 anos em 2 de setembro de 1973 na Inglaterra, foi enterrado junto com sua esposa Edith. Abaixo do nome dela está escrito Lúthien e abaixo do de Tolkien, Beren.
 Segundo a mitologia de Tolkien Beren e Lúthien teriam sido um casal, ela uma elfa a mais bela dos filhos de Illúvatar, ele um mortal, após a morte de Beren, Lúthien  vai até os palácios de Mandos e canta diante Mandos e assim permite que os dois voltem como mortais.

Eu dei uma super resumida na biografia de Tolkien, e só tenho a agradecer a ele, claro, virei fã por intermédio de Lewis, certo dia eu tinha ido locar um filme de As Crônicas de Nárnia, e peguei o Sociedade do Anel por curiosidade, desde então meu amor por Hobbits, Orcs, anões e todo o mundo de Tolkien, do fundo do meu coração, onde Tolkien estiver, eu mando os meus parabéns, e o meu muito obrigado, acredito que sem Tolkien, minha vida não teria a metade da emoção e acho que meu amor pela literatura não seria tão grande. Obrigado Mestre Tolkien!


Nenhum comentário:

Postar um comentário